Hostel
Já cultural na Europa, o conceito de hostel vem se espalhando pelo mundo e têm tido uma grande aceitação pelo público brasileiro. E não são somente mochileiros que optam por hospedar-se em um hostel. Diversos perfis diferentes de viajantes têm procurado essas acomodações e, acompanhando a procura, hostels segmentados também vêm surgindo.
Neste artigo, você vai entender o que é um hostel e conhecer sues diversos formatos.
O que é um Hostel
Hostel é um formato de hospedagem econômico, semelhante ao de um albergue, que busca sempre promover a interação entre os hóspedes, para que eles façam amizade e dividam a experiência da viagem. Por essas características, é muito comum pessoas viajarem sozinhas para um hostel.
Geralmente, hostels oferecem quartos compartilhados, onde você aluga um cama beliche e tem direito a um guarda volumes para armazenar seus pertences de valor. Também disponibilizam cozinha de uso coletivo, áreas para trabalhar, café da manhã, bar e rooftop.
Diferença para Pousada
Assim como uma pousada, um hostel também propõe um ambiente acolhedor e informal. Contudo, hostels buscam promover mais a interação entre os hóspedes. A principal diferença entre um hostel e uma pousada é que ao se hospedar em um hostel, você dormirá em quarto coletivo.
Tipos de Hostel
Os hostels têm se popularizado entre diversos perfis de viajantes. Por isso, cada vez mais vêm surgindo hostels com programações e características que buscam atender públicos específicos, e assim criar uma experiência diferenciada. Conheça alguns tipos de hostel.
Party Hostels
Alguns hostels tentam atrair público jovem se posicionando como hostel de festas. Fazem parcerias com festas, criam promoções de drinks e disponibilizam bar com drinks variados.
Hostel pet-friendly
Outros hostels tentam oferecer uma boa estrutura para receber hóspedes com seus pets ou mesmo contam com seus próprios animaizinhos circulando pela casa.
Hostel for work
Com o fenômeno pós-pandemia dos nômades digitais, alguns hostels priorizam sua estrutura para oferecer um ambiente silencioso e bom para trabalhar.
Eco Hostel
Há hostels que usam em sua construção, mobilia e decoração somente material sustentável ou reciclado. Também promovem cardápios veganos e atividades como meditação e ioga, de forma a satisfazer um segmento ligado à natureza e ecologia.
Beach Hostel
Um hostel perto da praia deve utilizar isso ao seu favor. Esses hostels incluem em sua proposta uma temática de praia e incentivam atividades como surf e stand up paddle.
Hostel Budget
São hostels econômicos, em geral de qualidade inferior, que buscam oferecer o menor preço possível pela diária.
Guest house
É um formato que centraliza no anfitrião a organização de passeios, eventos e demais atividades do hostel.
Boutique
Também conhecidos como hostels premium, são mais caros, e tentam se destacar através de uma qualidade superior de serviço e das instalações.
É seguro hospedar-se em um hostel?
Há diferentes tipos de hostel, com recursos de segurança e localizações diferentes. O mais importante, é você sempre guardar seus pertences de valor nos armários fornecidos pelo hostel e pesquisar também sobre a localização da hospedagem. Fazer amizades no hostel também é uma ótima forma de ter companhia e fazer passeios mais seguros pela cidade que está sendo visitada.
Como hospedar-se em um Hostel?
Primeiro, defina o destino da sua viagem. Em seguida, você pode fazer uma busca no Google Maps, no Airbnb ou no app da Booking. A partir daí, escolha o perfil de hostel que você deseja, compare preços e leia as avaliações.
Destinos mais procurados por hóspedes de hostel
No Brasil, o Rio de Janeiro é a cidade que mais concentra hostels. Só no bairro de Copacabana, estima-se existir mais de 100 hospedagens que se definem como hostels. Isso ocorre pela alta procura de turistas que a cidade recebe, especialmente nos períodos de Reveillon e Carnaval.