Autogestão: por onde começar?
Os modelos de gerenciamento tradicional das empresas, hierarquizado e pautado na inflexibilidade, têm sido colocados cada vez mais a prova.
Marcas que adotam outros tipos de gestão focam em priorizar as decisões em conjunto e abrir caminhos para a tomada de decisões para diferentes níveis, um desses modelos é o da autogestão.
Saiba o que é a autogestão, como começar a sua implantação e quais ferramentas facilitam o uso dela dentro das empresas.
O que é autogestão?
A autogestão é um sistema de organização e tomada de decisões para empresas baseado na participação direta e igualitária dos colaboradores.
Em um ambiente de autogestão, os colaboradores de uma organização conseguem tomar decisões em conjunto, sem hierarquia ou autoridade centralizada.
Em vez de serem comandados por um líder ou gerente, os profissionais são responsáveis por gerenciar a si mesmos e a sua equipe, tomando decisões em conjunto e com base em consenso.
Esse modelo de gestão é frequentemente associado a organizações cooperativas, grupos de trabalho autônomos e empresas socialmente responsáveis que valorizam a participação dos trabalhadores, mas pode ser implantada por todos os tipos de empresas.
Por onde começar: dicas de como implementar a autogestão
Implantar a autogestão em uma empresa é um processo que pode levar tempo e requer planejamento cuidadoso. Algumas dicas para começar a implantar a autogestão na empresa incluem:
- Estabelecer uma cultura de colaboração e participação: o primeiro passo é tornar o espírito colaborativo e as decisões compartilhadas parte da cultura da empresa.
Isso pode ser feito através de incentivos para que os funcionários participem ativamente das tomadas de decisão e do estabelecimento de uma cultura de diálogo aberto e respeitoso.
- Descentralizar o poder: gradualmente o poder de decisão dentro da empresa deve ser dissolvido, reduzindo a hierarquia e centralização das decisões em uma ou poucas pessoas e aumentar a distribuição de responsabilidades e decisões pelos membros da equipe.
- Promover a transparência: a empresa deve ser transparente com seus funcionários em relação aos dados financeiros e de gestão, para que todos tenham acesso às informações necessárias para participar de processos de tomada de decisão.
- Fomentar a autogestão nas equipes: permitir que as equipes gerenciem a si mesmas, delegando responsabilidades, definindo objetivos, tomando decisões e monitorando seu próprio desempenho.
Umas das principais formas de permitir que isso aconteça é adotando metodologias ágeis como parte dos fundamentos da empresa, utilizadas principalmente em processos de gestão de projetos.
- Investir em treinamentos e desenvolvimento: para que os funcionários possam assumir as responsabilidades e tomar decisões de forma autônoma, eles precisam ter habilidades específicas. Invista em treinamentos e programas de desenvolvimento para apoiar o processo de autogestão.
- Promover a diversidade e a inclusão: um ambiente de trabalho diverso e inclusivo pode promover a participação e a colaboração em equipe, melhorando a autogestão.
- Avaliar os resultados: Monitore e avalie os resultados e adapte-se, se necessário, para melhorar o processo de autogestão na empresa.
Ferramentas que facilitam a autogestão
- Plataformas de comunicação: a comunicação é fundamental para empresas que optam pelo caminho da autogestão.
Ferramentas de comunicação como Slack, Zoom, Microsoft Teams e Google Meet podem ser utilizadas para conectar e colaborar em tempo real, promovendo a troca de informações e a tomada de decisões conjuntas.
- Ferramentas de gestão de tarefas e projetos: plataformas como Trello, Asana e Jira permitem que as equipes gerenciem projetos de forma colaborativa, delegando tarefas, definindo objetivos, monitorando o progresso e tomando decisões em conjunto.
- Timesheet: um programa de apontamento de horas e Timesheets podem ser utilizados a parte ou integrado a um aplicativo de gestão de tarefas. Através dele, os profissionais poderão calcular o tempo despendido nas tarefas e gerenciar suas horas, enquanto colhem dados importantes sobre a produtividade da equipe.
- Sistemas de votação e deliberação: existem também as ferramentas projetadas para ajudar as equipes a tomar decisões em conjunto, permitindo que todos os membros votem e discutam as opções propostas.
- Softwares de gestão financeira: a empresa também pode adotar um programa específico para que os dados das finanças sejam compartilhados, permitindo que as equipes gerenciem as finanças da empresa de forma transparente, com acesso a dados e informações atualizadas em tempo real.
- Sistemas de gestão de aprendizagem: para que os profissionais participem ativamente da autogestão, eles devem ter uma boa base de conhecimento.
Para isso a empresa pode investir em plataformas de ensino que permitem o acesso da equipe a conteúdos de aprendizagem online.
Experimente novos modelos de gerenciamento
Como você viu, a autogestão é a forma de gerenciamento da empresa que descentraliza o poder e a tomada de decisões, tornando toda equipe fundamental para determinar os caminhos da empresa.
Se você acha que a sua empresa se beneficiaria de um modelo como esse, não deixe de fazer testes e colocá-lo em prática.